Hoje demos início ao MongoDB.local NYC e revelamos novos recursos na nossa plataforma de dados para desenvolvedores. As atualizações e os recursos anunciados preparam o caminho para uma nova era de modernização de aplicativos e permitirão que os desenvolvedores usem todo o potencial de tecnologias transformadoras, como a IA.
Confira a seguir uma visão geral dos nossos anúncios, de uma atualização abrangente do MongoDB até experiências do desenvolvedor inteligentes com IA:
Aplicativos modernos precisam de um banco de dados moderno
Os aplicativos de ponta devem proporcionar uma experiência excepcional e receitas adicionais. Para atender a essas demandas, os desenvolvedores precisam de uma solução de banco de dados que ofereça desempenho, escala e resiliência operacional ideais, mas sem abrir mão da eficiência de custos.
Por isso, hoje temos o prazer de anunciar a prévia do MongoDB 8.0 – a próxima evolução do banco de dados moderno do MongoDB.
O foco do MongoDB 8.0 é oferecer desempenho, escalabilidade, segurança e resiliência operacional incomparáveis para dar suporte à criação de aplicativos de última geração, incluindo soluções sofisticadas orientadas por IA. Ele fornece alta performance aprimorando consideravelmente o desempenho das consultas, reforçando a resiliência durante períodos de carga pesada, tornando a escalabilidade mais fácil e econômica e aumentando a agilidade e a eficiência das coleções de séries temporais.
Agora ficou mais fácil modernizar seu próximo aplicativo com o MongoDB
À medida que os projetos de modernização de aplicativos ganham impulso, as migrações estão se tornando uma realidade premente para as equipes de desenvolvimento e as de banco de dados. A transição de sistemas relacionais legados para bancos de dados modernos, como o MongoDB, é essencial para acompanhar as mudanças tecnológicas, entre elas a IA. No entanto, a modernização e as migrações apresentam muitos desafios, como a conversão de esquemas complexos, a tradução de grandes quantidades de código de aplicativos e a manutenção de bancos de dados sincronizados durante longos projetos de modernização. Anunciado em junho de 2023, o MongoDB Relational Migrator simplifica o processo de migração ao automatizar tarefas como design de esquema, migrações de dados e geração de código de aplicativos.
Manter a sincronização de dados é fundamental em projetos de modernização de longa duração, em que bancos de dados relacionais legados devem coexistir com o MongoDB até a conclusão do projeto. Hoje temos o prazer de anunciar que o MongoDB Relational Migrator agora está integrado ao Confluent Cloud para oferecer suporte a trabalhos de sincronização de captura de dados de alteração (CDC) de longa duração. Esses trabalhos garantem resiliência operacional e observabilidade, abordando as complexidades das transições em fases sem a carga adicional de gerenciar o Apache Kafka de forma independente.
Além disso, a migração de bancos de dados relacionais legados geralmente envolve um esforço considerável na reescrita de consultas SQL, procedimentos armazenados e gatilhos, o que tradicionalmente tem sido demorado e difícil. Agora disponível em visualização pública, uma ferramenta de conversão de consultas SQL com IA foi introduzida no MongoDB Relational Migrator, que automatiza o processo de conversão de consultas SQL, procedimentos armazenados e gatilhos existentes para trabalhar com o MongoDB em linguagens como JavaScript, Java ou C#. Essa abordagem otimizada, combinada com os serviços profissionais do MongoDB, permite um processo de migração simplificado que pode ser dimensionado com eficiência.
Ajudando os desenvolvedores a criar com mais agilidade e confiança no MongoDB
Reconhecemos o papel vital que os desenvolvedores exercem no sucesso de cada projeto, e é por isso que nos dedicamos a aprimorar a experiência deles com o MongoDB da melhor forma possível. Os frameworks são uma ótima maneira de os desenvolvedores aumentarem a produtividade, melhorarem a consistência e a qualidade do código e, por fim, entregarem o código com mais agilidade. Para a comunidade de desenvolvedores de C#, temos o prazer de anunciar que o MongoDB Provider for Entity Framework Core (EF Core) foi lançado em disponibilidade geral. Isso permite que os desenvolvedores de C# que usam o EF Core liberem todo o poder da plataforma de dados do MongoDB, ao mesmo tempo em que continuam usando a EF Core API e os padrões de design que já conhecem e adoram.
E, reconhecendo as necessidades da comunidade de PHP, também temos o orgulho de apresentar o Laravel Aggregation Builder. Essa funcionalidade simplifica o processo de criação de consultas de agregação complexas no Laravel, a estrutura mais popular entre os desenvolvedores PHP. Ao aprimorar a integração do MongoDB com o Laravel, pretendemos aumentar a produtividade e facilitar a complexidade das operações de consulta, garantindo que os desenvolvedores de PHP também possam ter uma experiência de desenvolvimento otimizada com o MongoDB.
Gerando consultas e visualizações com IA
Desde seu lançamento inicial em 2015, o MongoDB Compass tem ajudado os desenvolvedores a criar e depurar consultas e agregações com rapidez para o código dos seus aplicativos. Atualmente, o MongoDB Compass introduz uma experiência de consulta de linguagem natural alimentada por IA, facilitando ainda mais para os desenvolvedores o uso da poderosa Query API do MongoDB. Agora em disponibilidade geral, esse recurso permite que os desenvolvedores usem a linguagem natural para gerar a sintaxe executável da MongoDB Query API para tudo, desde consultas simples até agregações sofisticadas, por meio de uma experiência inteligente e guiada. Por exemplo, um desenvolvedor pode inserir “Filtrar aluguéis de temporada por localização, agrupar os documentos restantes por número de quartos e calcular o preço médio do aluguel por noite”, e o MongoDB Compass sugerirá o código para executar as etapas do pipeline de agregação.
As visualizações de dados são uma forma poderosa de entender os dados do aplicativo, e a incorporação de gráficos em aplicativos voltados para o usuário aprimora ainda mais sua utilidade e apelo para os desenvolvedores. No entanto, a criação de visualizações geralmente é dificultada pela necessidade de um conhecimento profundo do conjunto de dados e pela proficiência no uso de ferramentas de business intelligence, habilidades que muitos desenvolvedores podem não ter. Agora disponível em visualização pública, introduzimos uma ferramenta de visualização fácil de usar com recursos de IA generativa no MongoDB Atlas Charts. Com prompts de linguagem natural, os desenvolvedores podem renderizar gráficos e criar dashboards facilmente, simplificando e agilizando a visualização de dados e o enriquecimento dos aplicativos. Por exemplo, os desenvolvedores podem inserir “Mostre a lista de filmes lançados no último ano, classificados por gênero”, e o MongoDB Atlas Charts coletará dados e gerará rapidamente a visualização solicitada.
Os anúncios de hoje ressaltam o compromisso do MongoDB em ajudar os desenvolvedores a inovar de forma rápida e fácil. Para saber mais sobre as novidades do MongoDB.local NYC 2024, confira a página de anúncios de produtos do nosso site.